Duzentos


Jogo simples com participação normalmente de 6 a 8 jogadores. Caso joguem com as numeradas a participação será maior. Entretanto o normal são 6 participantes.

Convenciona-se o valor do prêmio por falta, morte, etc. e anota-se no quadro negro, dividido verticalmente em tantas partes quantos forem os participantes, as iniciais dos mesmos e, logo abaixo o numero das bolas sorteadas.

Tanto a narração como o sorteio das bolas obedece à forma citada no capitulo de “VIDA”. Existem algumas variações nas regras.

A menor bola do jogo vai para o ponto 7 e saída será dada pela bola imediatamente maior.



O jogador que encaçapar uma bola receberá a quantia preestabelecida. Imediatamente tentará encaçapar qualquer uma das outras bolas na mesa, a seu gosto, não havendo medições para se determinar a bola a ser visada. A escolha da bola que lhe coube para “matar” na seqüência anotada no quadro.

Caso o jogador, dono da bola 4 cometa alta (suicídio, errar a bola, jogar com bola errada, etc.) pagará o prêmio ao seu matador, quer dizer, ao dono da bola 5, ficando de mão, isto é, retirará sua bola da mesa e aguardará sua vez de jogar. Existe outra variação no sistema acima. Caso o dono da bola 4 cometa uma falta, pagará o prêmio não ao seu matador, mais sim ao dono da bola que lhe coube, por sorte, para matar, quer dizer, pagará ao dono da bola 3.

Outra variação possível é aquela que caso o jogador cometa uma falta ao tacar qualquer bola, o dono da bola visada, retirará sua bola, ficando de mão e bola do jogador que cometeu a falta irá para o ponto da 7, ficando valendo sua morte no dobro prêmio preestabelecido.

Exemplo: o jogador da bola 5 vai tacar na bola 4 e comete uma falta (qualquer uma). A bola 4 ficará de mão e a bola cinco irá para o ponto da 7. Se o jogador, dono da bola 6, encestar a bola 5 receberá o valor em dobro do convencionado e andamento do jogo prosseguirá normalmente.

Há convenções em Mata-mata de que de meia em meia hora deverá haver novo sorteio de bolas para se evitar injustiças. Este tempo poderá ser maior dependendo do interesse dos participantes.


Voltar
 
 
Aluguel de Equipamentos Venda de Equipamentos Manutenção de Equipamentos Lan House
 
 

 

Todos os direitos reservados Bilhares Lord's © 2011 - (11) 4727-1786 / 4727-3922 - Email: contato@bilhareslords.com.br